Publicado em 25/05/2017 por Solange Argenta

Pesquisadora recebe homenagem na Alepe

Homenagem Alepe - plenario

A Assembleia Legislativa de Pernambuco foi palco, na noite desta terça-feira (23/05), de uma reunião solene em homenagem à pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Celina Turchi. Cercada de amigos, colegas de trabalho, autoridades e demais convidados, Celina recebeu o reconhecimento dos parlamentares ao esforço desenvolvido na coordenação do Grupo de Pesquisa da Epidemia de Microcefalia (Merg), que, entre outros resultados, conseguiu comprovar a ligação entre o vírus zika e a epidemia de microcefalia, iniciada em 2015. 

A deputada Terezinha Nunes, responsável pela iniciativa, descreveu um pouco da trajetória profissional e pessoal da pesquisadora, citando o reconhecimento das revistas Nature, em 2016 e Time, este ano, situando Celina entre as personalidades mais influentes do mundo. Destacou os estudos realizados pelo grupo Merg, muitos dos quais seguem em andamento. Ela falou ainda do caráter colaborativo e da qualidade da pesquisa realizada pela equipe, que é formada por pesquisadores da Fiocruz PE, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip),  Fundação Altino Ventura (FAV)  Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD),  Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, London School of Hygiene and Tropical Medicine-UK e Universidade de Pittsburgh (EUA). 

Homenagem Alepe - CelinaEmocionada e demonstrando muita alegria ao longo de toda a solenidade, Celina relatou que “vivenciar essa epidemia de microcefalia foi o evento mais dramático do ponto de vista médico e social, pelos seus reflexos na saúde, na epidemiologia e no potencial de danos para as novas gerações”. Fez questão de dividir com os profissionais do Merg a honraria recebida e falou de seu orgulho em integrar essa equipe, destacando o longo esforço e comprometimento de todos. Ao concluir seu discurso, fez uma declaração pública de fé nas instituições de pesquisa públicas, em seu papel de formar profissionais de saúde. “Elas são estruturas essenciais não só para a saúde da população, mas para a segurança nacional e possibilitaram dar resposta a essa emergência de saúde pública”, declarou.

A reunião foi presidida pelo deputado Tony Gel, representando a presidência da Alepe. Também integraram a mesa dos trabalhos, ao lado da homenageada, a deputada Terezinha Nunes, o diretor da Fiocruz PE Sinval Brandão Filho, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, Lucia Melo, a vice-reitora da Universidade de Pernambuco, Maria do Socorro Mendonça e a representante da Ordem dos Advogados (OAB-Seccional Pernambuco) Maria Catarina Barreto de Almeida.

 Confira aqui a íntegra do discurso da pesquisadora Celina Turchi.

 

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco foi palco, na noite desta terça-feira (23/05), de uma reunião solene em homenagem à pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Celina Turchi. Cercada de amigos, colegas de trabalho, autoridades e demais convidados, Celina recebeu o reconhecimento dos parlamentares ao esforço desenvolvido na coordenação do Grupo de Pesquisa da Epidemia de Microcefalia (Merg), que, entre outros resultados, conseguiu comprovar a ligação entre o vírus zika e a epidemia de microcefalia, iniciada em 2015.

A deputada Terezinha Nunes, responsável pela iniciativa, descreveu um pouco da trajetória profissional e pessoal da pesquisadora, citando o reconhecimento das revistas Nature, em 2016 e Time, este ano, situando Celina entre as personalidades mais influentes do mundo. Destacou os estudos realizados pelo grupo Merg, muitos dos quais seguem em andamento. Ela falou ainda do caráter colaborativo e da qualidade da pesquisa realizada pela equipe, que é formada por pesquisadores da Fiocruz PE, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip),  Fundação Altino Ventura (FAV)  Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD),  Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, London School of Hygiene and Tropical Medicine-UK e Universidade de Pittsburgh (EUA).

Emocionada e demonstrando muita alegria ao longo de toda a solenidade, Celina relatou que “vivenciar essa epidemia de microcefalia foi o evento mais dramático do ponto de vista médico e social, pelos seus reflexos na saúde, na epidemiologia e no potencial de danos para as novas gerações”. Fez questão de dividir com os profissionais do Merg a honraria recebida e falou de seu orgulho em integrar essa equipe, destacando o longo esforço e comprometimento de todos. Ao concluir seu discurso, fez uma declaração pública de fé nas instituições de pesquisa públicas, em seu papel de formar profissionais de saúde. “Elas são estruturas essenciais não só para a saúde da população, mas para a segurança nacional e possibilitaram dar resposta a essa emergência de saúde pública”, declarou.

A reunião foi presidida pelo deputado Tony Gel, representando a presidência da Alepe. Também integraram a mesa dos trabalhos, ao lado da homenageada, a deputada Terezinha Nunes, a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, Lucia Melo, a vice- reitora da Universidade de Pernambuco, Maria do Socorro Mendonça e a representante da Ordem dos Advogados (OAB-Seccional Pernambuco) Maria Catarina Barreto de Almeida.

sinema izle film izle swefilm Putlocker

swesubs